quarta-feira, 18 de março de 2009

Bloquear a poupança foi um erro, diz Collor

O ex-presidente da República e atual senador Fernandor Fernando Collor de Mello participa, na sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, das gravações da gravação do Programa 3 a 1 O ex-presidente da República e atual senador Fernando Collor (PTB-AL) reconheceu hoje (18) que o bloqueio do dinheiro das cadernetas de poupança, adotado por ele em 1990 a pretexto de conter inflação, foi um equívoco e que "tropeços aconteceram" quando esteve na Presidência.

"Naquela época, querendo fazer os ajustes de forma rápida, equivoquei-me. Certamente, eu não teria adotado um programa econômico que causasse tanto desassossego", disse. "Se tivesse outra chance, não teria bloqueado a poupança de pessoas físicas e jurídicas." Collor se recusou a classificar a medida como confisco. "A meu ver o que fizemos foi bloqueio [da poupança]", argumentou.

O ex-presidente admitiu ainda ter cometido outros "erros cruciais e fatais". Entre eles, citou "a falta de diálogo com a classe política e com [políticos e empresários de] São Paulo".

Nenhum comentário: